Iker Casillas, capitão da seleção espanhola campeã mundial de futebol, é nomeado embaixador da Boa Vontade e se junta a Ronaldo e Marta
Leia também |
Haiti e Paquistão 'vencem' jogo beneficente Drogba junta-se a Ronaldo contra a pobreza Marta é eleita embaixadora da Boa Vontade |
da PrimaPagina
O goleiro Iker Casillas, campeão do mundo com a seleção espanhola, é o mais novo embaixador da Boa Vontade para os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio , uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo temas como educação, renda e igualdade entre os sexos). Com o título outorgado pelo PNUD, anunciado nesta segunda-feira, em Genebra, o camisa 1 europeu se une a outros astros do futebol, como os brasileiros Ronaldo e Marta.
“Se no campo de jogo meu trabalho consiste em impedir que marquem gols, no PNUD terei que ajudar a fazê-los”, afirma Casillas. “É fundamental chamar a atenção para as más condições em que vivem as pessoas no mundo inteiro, para que se materializem as promessas que o mundo fez para melhorar suas vidas”, acrescenta o também capitão da seleção espanhola.
Como embaixador pelos ODM, o jogador espanhol se concentrará em questões que afetam a vida dos jovens em países em desenvolvimento e reforçará o combate à pobreza, reivindicando ainda melhorias em educação e saúde.
“A agência da ONU trabalha com pessoas e governos de todo o mundo para acabar com a pobreza por meio da aplicação de soluções duradouras. Estou muito orgulhoso de assumir um compromisso pessoal com esse desafio”, destaca Casillas. O PNUD atua em 166 países para elaborar, promover e supervisionar seus próprios planos nacionais de desenvolvimento baseados nos Objetivos do Milênio.
Casillas se une agora a outros oito embaixadores da Boa Vontade do PNUD: quatro astros do futebol – além dos brasileiros Ronaldo e Marta, o marfinense Didier Drogba e o francês Zinédine Zidane, este aposentado dos gramados –, a tenista Maria Sharapova, o ator espanhol Antonio Banderas, a atriz japonesa Misako Konno e o príncipe herdeiro da Noruega Haakon.
Trajetória
Nascido na capital espanhola, Iker Casillas, de 29 anos, defende o Real Madrid desde as categorias de base, sendo atualmente o capitão do time. Fora dos gramados, tem um currículo de prestação de serviços humanitários, além de ser embaixador da fundação mantida pelo clube. Em 2007, por exemplo, o jogador visitou Serra Leoa, na África, com o objetivo de viabilizar uma academia de futebol no país, recém-saído de uma grave crise política.
Com o tenista espanhol Rafael Nadal, organizou duas edições do desafio “Iker x Amigos de Rafa”, destinadas a arrecadar fundos para os portadores de malária em Mali, país do oeste africano. Também colaborou, ao lado do jogador de futebol português Luís Figo, para a realização de uma partida cuja renda foi revertida a sem-teto e ajudou, no Peru, a conscientizar sobre a importância de enfrentar a pobreza infantil.
Nos gramados, e mais precisamente na Copa do Mundo da África do Sul, que deu à seleção espanhola seu primeiro título mundial, o goleiro foi eleito pela Fifa o “Luva de Ouro” do torneio, reconhecimento concedido ao melhor camisa 1 do Mundial. Pelo Real Madrid, já conquistou quatro títulos espanhóis (2001/2003/2007 e 2008), dois da Liga dos Campeões da Europa (2000 e 2002), dois de mundiais interclubes (1998 e 2002) e um da Supercopa da Europa (2002), entre outros.
“Estamos muito felizes por poder contar com o trabalho de Iker Casillas para ajudar os países a alcançar os ODM e derrotar a pobreza”, declarou Rebeca Gryspan, administradora-adjunta do PNUD, após entregar ao goleiro suas novas credenciais.
“Iker não é apenas um modelo a ser seguido para os jovens de todo o mundo, como também um parceiro muito comprometido com a necessidade de sensibilizar e criar oportunidades reais para melhorar a vida dos mais vulneráveis.”